Projetos

PROJETO BRAHIT (2019-2024)

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O QUE É? Brazilian Heart Insufficiency and Telemedicine1-3

Projeto composto por três vertentes: teleconsultoria, formação de profissionais da APS e material educativo para pacientes com insuficiência cardíaca. No projeto, cardiologistas dão suporte aos médicos de unidades de Atenção Primária através de teleconsultoria. O projeto BRAHIT (Brazilian Heart Insufficiency and Telemedicine) orienta as equipes clínicas com objetivo de melhorar a vida de pessoas portadoras de Insuficiência Cardíaca (IC) no Brasil. Além da troca de informações através da ligação, as ações do Projeto BRAHIT incluem a produção e oferta de material para educação do paciente, na forma de filmes em formato digital, e da realização de Cursos EAD sobre temas em cardiologia.

Parceiros: O Projeto binacional BRAHIT  (Brasil – Dinamarca) é uma parceria entre o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS Rio), o Ministério da Saúde (MS), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Copenhagen (UCPH). Na UFOP, o projeto é executado junto ao Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

Acesse: https://www.brahit.com.br/

 

TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRIZADA - SAÚDE DA PESSOA IDOSA(2024-2025)

O QUE É? Termo de Execução Descentralizada (TED) junto à Coordenação de Saúde da População Idosa (COPID), "Pesquisas e Estudos em Saúde da Pessoa Idosa". 

Projeto composto por quatro metas, sendo três metas de pesquisa quanti-qualitativa, e produzirá um curso extensionista

Parceiros: projeto está em execução na Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) . 

 

NEBITS e UNASUS UFOP

Curso sobre Saúde da População LGBTQIAPN+

O QUE É? O NEBITS/ UNA-SUS UFOP atualmente lidera a produção um curso sobre "Saúde Integral a População LGBTQIAPN+", proposta que foi aprovada no programa "Integra UNA-SUS" em primeiro lugar, captando recursos para o pagamento de bolsas e a produção de um curso auto-instrucional de 45 horas, composto por 3 Unidades Didáticas, em fase de produção e previsão de finalização de produção no segundo semestre de 2024.  

Parceiros: Consórcio das Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP), Juiz de Fora (UFJF), São João del Rey (UFSJ) campus Divinópolis, São Paulo (Unifesp) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), sob coordenação da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SE UNA-SUS).

 

 

Curso Afecções Neurológicas na Atenção Primária à Saúde 

O QUE FOI? Foram quatro ofertas educacionais entre os anos de 2020 a 2023, com um total de 75.102 profissionais de saúde matriculados no período, 81% mulheres, de todas as faixas etárias a partir dos 20 anos e taxas de conclusão robustas para este perfil de cursos auto-instrucionais, rendendo algumas publicações importantes sobre a experiências. O projeto foi considerado inovador porque trabalhou com a metodologia da Construção Reversa mediante Mapeamento de “Objetivos de Ação”, centrada em trilhas de aprendizagem baseadas em tomadas de decisão com múltiplos desfechos e produção centrada na granularidade dos objetos educacionais para sua reutilização, e o conceito do “Curso acompanhar o cursante para a vida”, com produção de materiais para utilização do cursista após o término destes cursos. 4-6

Parceiros: Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SE UNA-SUS)

Para maiores informações, acesse também: https://ufop.br/noticias/oportunidades/rede-universidade-aberta-do-sus-oferece-curso-profissionais-de-saude

https://www.unasus.gov.br/noticia/ufop-estreia-na-plataforma-una-sus-com-curso-sobre-problemas-neurologicos

 

Apoio ao Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar a Distância

O QUE FOI? O Programa de Formação em Atenção Domiciliar foi Editorado pelo Prof. Leonardo Cançado Monteiro Savassi, e contou com 163.842 participantes entre os anos de 2012 e 2018, 82% mulheres, através de 21 cursos auto-instrucionais de 30 a 60 horas, além de 3 cursos de aperfeiçoamento e 2 cursos de especialização.7-8

Parceiros: O Programa Multicêntrico foi executado por oito Universidades Federais coordenadas pela Secretaria Executiva da UNA-SUS: Universidades Federais de Pelotas (UFPel), Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Santa Catarina (UFSC), Minas Gerais (UFMG), Maranhão (UFMA), Pernambuco (UFPE) e Ceará (UFCA), além da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

 

Curso de Atenção integral à saúde do idoso

O QUE FOI? A UNASUS UFOP foi parceira na construção do Curso de Atenção integral à saúde do idoso, como colaboradora da Universidade Aberta do SUS, contando com a participação do Prof. Rodrigo Pastor Alves Pereira como conteudista. 9-11

Parte do material está disponibilizado no repositório do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) da Secretaria Executiva da UNA-SUS, como os seguintes vídeos:

Além deste conteúdo acima, há vídeos que podem ser assistidos, exemplo https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/8132/1/f8_video1_720p.mp4 )

Parceiros: Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SE UNA-SUS)

 

Curso Cuidados Paliativos: 

O QUE FOI? Curso desenvolvido em parceria com o NESCON/ UFMG, cuja produção foi finalizada em 2022 e o lançamento programado para 2023.

Parceiros: Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SE UNA-SUS); Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (NESCON/ FMUFMG).

 

Mais informações disponíveis em: https://ufop.br/noticias/ufop-passa-a-integrar-sistema-universidade-aberta-do-sus

 

Referências

1. Graever, L.; Issa, A.F.C.; Fonseca, V.B.P.d.; Melo, M.M.; Silva, G.P.d.C.d.; Nóbrega, I.C.P.d.; Savassi, L.C.M.; Dias, M.B.; Gomes, M.K.; Lapa e Silva, J.R.; et al. Telemedicine Support for Primary Care Providers versus Usual Care in Patients with Heart Failure: Protocol of a Pragmatic Cluster Randomised Trial within the Brazilian Heart Insufficiency with Telemedicine (BRAHIT) Study. Int. J. Environ. Res. Public Health 2023, 20, 5933. Disponível em https://doi.org/10.3390/ijerph20115933   

2. Senna JPN; Dias Bedetti A; Savassi LCM. Experiência de Elaboração de Curso Autoinstrucional sobre Insuficiência Cardíaca como Educação Permanente de Profissionais da Atenção Primária à Saúde. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, v. 13, p. 119-124, 2022. Disponível em https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6312

3. Graever, L. ; Issa, A. F. C. ; Frølich, A. ; Savassi, L C M ; Dias, M. B. ; Pesce, G. ; Belidio, V. ; Melo, M. ; Gomes, M. K. ; Dominguez, H. . Telemedicine and Heart Failure management in Primary Health Care: preliminary results from a pilot study (BRAHIT Project). In: 27th Wonca Europe Conference, 2022, London. https://woncaeurope2022.org/en/contribution-list. London: Wonca Europe, 2022. v. 1. p. 228-228.

4. Cabral GFC, Soares FC, Savassi LCM. Curso Atenção aos problemas neurológicos frequentes na Atenção Básica da UNA-SUS UFOP: análise do perfil dos participantes. In: Educação permanente em saúde [livro eletrônico] : desafios contemporâneos e contribuições da rede UNA-SUS para qualificação em saúde / organizadoras Débora Dupas Gonçalves do Nascimento...[et al.]. -- Campo Grande, MS : Fiocruz Pantanal, 2023. Disponível em https://eventos.matogrossodosul.fiocruz.br/30encontrounasus/sites/default/files/2023-12/livro-digital.pdf

5. de-Paula HF, Figueiredo AM, Savassi LCM. Percepções dos profissionais de saúde acerca do curso Afecções Neurológicas Comuns da Atenção Primária da UNA-SUS UFOP. p. 221-235. In: Medeiros LCM, Brito SMRC, Fé LAMM, Nascimento EM, Lemos AF. Práticas inovadoras da Rede UNA-SUS : formação profissional e o direito à saúde : evidência científica e a qualidade da prática. Teresina : EDUFPI, 2021. 236 p. Disponível em https://www.unasus.gov.br/recursos/recurso/24257

6. Savassi LCM; de Paula HC; de Figueiredo AM; dos Santos AO; Reis GVL. A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. [online], volume 4, n. especial II. Fortaleza, 2019, p. 01-13. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44174/1/2019_art_lcmavassi.pdf e http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41606

7. Colussi, Claudia Flemming et al. Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD). Cadernos de Saúde Pública [online]. 37(10):e00081920. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00081920.

8. Savassi LCM, Dias MB, Boing AF, Verdi M and Lemos AF. Educational strategies for human resources in home health care: 8 years’ experience from Brazil. Rev Panam Salud Publica. 2020;44:e103. https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.103

9. Savassi, LCM ; Mota L G ; Oliveira V A ; Lemos A F ; Hoffman M CLC ; Amstalden ALF Análise do perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva da UNA-SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. [online], volume 4, n. especial II. Editor responsável: Luiz Roberto de Oliveira. Fortaleza, 2019, p. 20-34 . Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41584

10. SAVASSI, L. C. M.; MOTA, L. G.; SANTOS, A. O. ; Oliveira, V.A. . Descrição de egressos de cursos livres auto-instrucionais em atenção integral à saúde da pessoa idosa. In: 24a Reunião da Rede UNASUS e Terceira Mostra de Experiências Exitosas, 2018, Porto Alegre. Anais da terceira Mostra de Experiências Exitosas. Porto Alegre: Editora da UFCSPA, 2019. v. único. p. 19-19.

11. MOTA, LG; SAVASSI, LCM; OLIVEIRA, VA; LEMOS, AF. Análise do perfil de alunos de graduação egressos dos cursos autodirigidos sobre saúde da pessoa idosa. In Anais do 25o CIAED (Congresso Internacional ABED). Poços de Caldas: outubro de 2019.